Está cada dia mais simples fazer uma publicação de um website no ecossistema Microsoft Azure. E agora, com este mais novo recurso de publicação, não imagino como possa ficar mais simples.

Um serviço chamado http://azuredeploy.net, por Elliott Hamai e David Ebbo,  foi criado para, de uma forma simples, ágil e rápida, um website, hospedado em um controlador de versão tipo Git, seja publicado com apenas um botão:

Deploy To Azure

A ideia é tão boa e tão simples que é difícil não ser repetitivo. Então, para ficar ainda mais claro, veja esse exemplo de Hello World com a implementação do botão.

52c55e24-cd3c-4cf4-9382-22443465392b

Adicionando o botão Deploy To Azure

A simplicidade de se consumir esse recurso é igualmente simples. Basta, no arquivos README.md do seu projeto Git, adicionar o seguinte trecho:

[![Deploy to Azure](http://azuredeploy.net/deploybutton.png)](https://azuredeploy.net/)

Nos casos que o README.md aceite marcação HTML, pode-se criar um link mais customizado, usando uma imagem de botão próprio.

Como ele funciona

Logo após clicar em Deploy To Azure, ele irá te direcionar para um formulário onde deverá ser indicado a Região Geográfica onde será hospedado seu Azure Website, qual a URL do seu repositório Git, e qual o nome do Azure Website.

Deploy To Azure

Após isso, o próprio serviço irá criar o Azure Website no contexto de sua assinatura Azure e então fará a publicação dos fontes automaticamente.

Já, sob o capô do serviço, existe um fluxo de trabalho bem pensado, porém bastante simples.

  1. O usuário é autenticado com sua conta Azure via Azure Active Directory e OpenId Connect OWIN.
  2. O OWIN obtém um token de acesso ao AAD para acessar o Azure Management API.
  3. Usando a assinatura Azure do usuário, é listado no formulário todas as regiões que ele possui disponível.
  4. Quando o formulário é enviado, o serviço clona o repositório Git no servidor.
  5. O serviço então criar um Azure Website de acordo com o nome dado pelo usuário.
  6. O site clonado é publicado para este novo Azure Website via Web Deploy

O diagrama abaixo demonstra visualmente esse processo.

Deploy to azure process diagram

 

Beta e OpenSource

O serviço é recente, foi publicado nu último mês de Outubro/14. Por isso ainda é beta, mas é certeza que muitos irão contribuir com o amadurecimento deste serviço tão útil e bacana.

O código do serviço também poder ser acessado através de sua conta GitHub – Deploy To Azure.

 

[mc4wp_form id="3070"]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

App Services

[Resolvido] “Error establishing a database connection” MySQL In App (Preview)

Ainda um serviço em preview, o recurso Azure App Service MySQL in-app foi muito bem recebido. Essa opção de hospedagem permite que seja criado, junto à aplicação web, também a hospedagem de um banco de dados Read more…

App Services

Publicando WordPress no Azure com App Service on Linux

Recentemente disponibilizado como Public Preview, o provedor de nuvem Microsoft Azure agora possui uma plataforma para hospedagem de aplicações web  em ambiente Linux. O novo serviço, anunciado recentemente, vem já trazendo suporte ao Node.js e, claro, Read more…

Azure Search

MVA – Visão Geral do Azure Search

Foi publicado hoje minha segunda colaboração com a academia MVA – Microsoft Virtual Academy: Visão Geral do Azure Search. Um material bem bacana sobre buscas com Azure Search explicando os primeiros passos sobre como: Criar serviço Definir Read more…