Internet das Coisas com Windows 10 e Raspberry Pi 2

Internet das Coisas com Windows 10 e Raspberry Pi 2

Assistindo ao Build 2015 ficou claro – para mim pelo menos – que o foco da Microsoft para este próximo ano será Microsft Azure. Muitos novos serviços, muitas inovações e facilidades, e melhorias com extremo valor aos serviços já existentes. Tudo isso junto com a clara retomada do prestígio do sistema operacional com o novo Windows 10 e de seu fiel navegador, Microsoft Edge – que substitui o Internet Explorer, R.I.P.

Mas, isso tudo é o agora, o hoje. Nuvem e sistemas operacionais integrados são a realidade atual, mas e o que há por vir? Qual a próxima tendência? Simples. Internet das Coisas.

IoT – Internet das Coisas

IoT – Internet of Things – vem com força total aproveitando a tendência dos wearables gadgets – dispositivos vestíveis. Principalmente agora que alguns hardwares open source dão suporte ao Windows 10. Com isso torna-se possível desenvolver IoT com qualquer aplicativo win32, seja usando Visual C#, ou mesmo Delphi (:p).

Com baixo valor de investimento, você pode construir qualquer dispositivo conectado à Internet, de brinquedos à ferramentas, ou então melhorar algum já existente como sua geladeira ou sistema de iluminação de sua casa.

Microsoft IoT

Microsoft lançou no meio de 2013, mas recebeu mais força e investimento esse ano, o blog Microsoft IoT para dar suporte à desenvolvimento para Internet das Coisas. Nele possui vários posts afim de ajudar a aprender ainda mais sobre esse meio. Veja o blog aqui.

Existem também o portal Windows Dev Center IoT – Centro de Desenvolvimento Windows para IoT. Neste portal existem documentos e artigos sobre hardware e projetos que você pode reproduzir em casa a profundas ainda mais seus labs de estudos no assunto.

Foi publicado também uma lista de hardwares compatíveis com Windows. Nessa lista possui seis placas, com suas devidas especificações técnicos e links para compras, para você escolher qual lhe cai melhor. São vários sabores para atender sua necessidade e seu bolso.

Raspberry Pi 2

O hardware Raspberry Pi 2 é o primeiro dessa lista, e não é a toa. Ele foi desenhado especialmente para dar suporte ao Windows 10. E isso já havia sido anunciado desde quando saiu as primeiras versões no Windows Insiders. Mas agora é oficial.

Um computador completo, na palma da sua mão, rodando Windows 10. Conheça as especificações:

  • CPU 900Mhz quad-core ARM Cortex A7
  • 1GB RAM
  • GPU aceleradora 3D
  • 4 USB
  • Full HDMI
  • Saída áudio e vídeo componente de 3.5mm
  • Camera Interface (CSI)
  • Display Interface (DSI)
  • Ethernet
  • MicroSD

Finalizações

A tendência atual é desenvolvimento para nuvem, sem duvidas. E os sinais de alto investimento na IaaS Microsoft Azure é um belo sinal disso. Se preocupar com soluções de alta disponibilidade e escaláveis são itens já comuns no início de qualquer projeto idealizado nos dias de hoje.

Mas, o que há por vir, as necessidades que estão começando a se formar, possuem bem menos limites das que enfrentamos nos últimos anos. Internet das Coisas vai além da iteração via mouse ou teclado. O input, por assim dizer, pode vir de qualquer coisa, literalmente.

Reflita, desapegue, sinta e enxergue novas necessidades. Seja pioneiro e estude, muito, pois o mundo está de transformando, rápido, e não podemos ficar para trás.

Referências


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *